quarta-feira, 25 de junho de 2014

SÃO JOÃO acende a fogueira no meu coração!




O balão vai subindo, vai caindo a garoa,
O céu é tão lindo e a noite tão boa.
São João, São João,
Acende a fogueira no meu coração!

           
Santo católico nascido a 24 de junho, primo de Jesus Cristo, é festejado “com as alegrias transbordantes de um deus amável e dionisíaco”, segundo Câmara Cascudo.
Comemora-se sua data de nascimento com fartura de alimentos, músicas, danças, bebidas, adivinhações, prognósticos do futuro. Segundo a crença popular, o santo adormece durante o dia e não vê as comemorações ruidosas, pois se ele estiver acordado, vendo as fogueiras acesas em sua homenagem, não resistirá, descerá do céu para acompanhar as comemorações e o mundo acabará em chamas!

São João está dormindo
Não acorda não,
Acordai, acordai, acordai João!

Tradição que nos chegou da Europa onde se comemora o solstício do verão e quando as populações rurais festejam a proximidade da colheita com fogueiras, danças ao redor delas e também saltos sobre elas.
Aqui no Brasil, a tradição de se atravessar a fogueira andando sobre as brasas ainda se mantém. Na cidade de Bocaina, interior de São Paulo essa prática se verifica todo noite de São João, a mais comprida do ano!
A bebida mais difundida para as essas festas é o quentão, mistura de cachaça, gengibre e MUITOS outros ingredientes que as pessoas vão adicionando e criando novos sabores.
A colheita do milho realizada nesta época colabora com as inúmeras receitas de doces e salgados para a festa assim como o amendoim. Pamonha, curau, canjica, canjiquinha, milho assado ou cozido, paçoca, pé de moleque, pé de moça, e tantas outras delícias encontramos nas festas e quermesses espalhadas por esse Brasil.
Na cidade de São José dos Campos no Vale do Paraíba, SP, tem um bolinho feito de farinha de milho que não pode faltar em nenhuma festa desta época, é o bolinho caipira motivo de disputa entre algumas cidades do Vale para ver de quem é a primazia de tê-lo inventado.
Polêmicas à parte, o bolinho é delicioso e já conta com diferentes receitas para o recheio sendo considerado patrimônio cultural.

SP: Bolinho caipira, típico do Vale do Paraíba, é patrimônio cultural. Conheça a história e veja receita em http://oesta.do/1plF1WF #comida

Foto: Tadeu Brunelli/Estadão


Assim São João vai sendo comemorado pelo Brasil afora.
Não posso deixar de lembrar a prática de se podar as roseiras no dia de São João e de dar pequenos golpes de facão nos troncos das mangueiras para que deem mais flores e frutos. Costumes populares que permanecem até hoje.
VIVA SÃO JOÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário