segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

DIA DE REIS!

Um a um vamos retirando os enfeites de Natal de nossas casas. As árvores vivas são às vezes plantadas em algum vaso ou canteiro; as artificiais são dobradas e guardadas para o final do ano.
Estrelas, sinos, renas, anjos, papai Noel, guirlandas douradas, prateadas, vermelhas... São retiradas e colocadas em caixas... Esperando o passar do ano.
Para muitos o Dia de Reis é apenas isso: o dia em que os enfeites de Natal são retirados e guardados. Para alguns, é o dia de dar presentes e lembrar a visita dos Reis Magos ao menino Jesus.
Em muitas cidades brasileiras as Folias de Reis encerram neste dia sua peregrinação às casas das pessoas onde, com a bandeira da folia, abençoaram os cômodos, as pessoas, e até os animais.
O encerramento desses serviços é sempre acompanhado de muita festa, música, comida e devoção. Foi durante o mês de dezembro que as folias arrecadaram dinheiro e/ou alimentos para a realização da festa.
Folia de Reis, Reisado, Lapinha, Pastoril, Boi de Reis, são nomes encontrados para designar a mesma festa, com pequenas alterações em cada região onde são encontradas.
Nas folias, as letras das músicas contam a história do nascimento de Jesus e cada verso é terminado por larai larai, ai larai...em várias vozes da mais grave à mais aguda, quase um grito profundo, um lamento em ritmo de toada!
Os palhaços, a bandeira, as fitas coloridas, são alguns dos componentes característicos das folias. A parte alegre fica por conta dos palhaços que entoam versos e fazem malabarismos.


As Pastorinhas são sempre alegres, são moças vestidas de saias rodadas e coletes, às vezes possuem chapéu. Elas tocam pequenos chocalhos e saúdam as pessoas que as assistem e o ritmo das músicas é rápido. Oscilam entre o sagrado e o profano. Existem personagens no Pastoril como a borboleta, o anjo, a estrela do oriente, a baiana, o malmequer, a jardineira, a peixeira, a cigana e outros.

Boa noite meus senhores
Viemos cumprimentar
Que já é chegada a hora,
Nós queremos vadiar!


         A diversidade cultural no Brasil é enorme assim como as manifestações da cultura popular. Esse foi o tempo das folias de Reis.

VIVA SANTOS REIS!
VIVA O MENINO DEUS!

Que possamos relembrar, cultuar e divulgar sempre a cultura brasileira!


Nenhum comentário:

Postar um comentário