quinta-feira, 2 de maio de 2013

DIALOGANDO COM HERÓDOTO[1]



APRESENTAÇÃO


Nasci numa pequena cidade do interior a oeste do estado de São Paulo, Avaré, e passava uma vez por ano pela capital ao longo da minha infância, em direção à cidade de Santos no litoral do estado para as merecidas férias familiares. Naquela época as praias de Santos tinham areias branquinhas que faziam barulho nos pés quando andávamos sobre elas. Era muito divertido brincar de fazer as areias “cantarem” sob nossos pés!
Na passagem pela capital aproveitávamos para passear pela cidade grande e nos surpreender com as constantes novidades que ela nos proporcionava. Do elevador às escadas rolantes; dos bondes à pizza da padaria, tudo era novo pra nós, e que delícia descobrir essas maravilhas!
Quantas lembranças e nenhuma fotografia! Era muito caro ficar tirando fotos toda hora, porém a memória se mantém fresca e as imagens aparecem como num filme que passa lentamente na nossa frente.
A ideia de escrever estes textos que agora disponibilizo neste blog surgiu quando estava lendo o livro de Heródoto Barbeiro[2] que fala da sua relação com o centro velho da cidade de São Paulo. Fui relembrando a minha vivência com esse mesmo local e fui inundada de um misto de prazer, saudade e alegria.
Neste diálogo com Heródoto trago minhas memórias de um centro atualmente tão descuidado, mas que mantém, através de um olhar carinhoso, a majestade de seus tempos de glória.
Ao mesmo tempo, no diálogo com outro Heródoto, aquele historiador da antiguidade, trago informações históricas e impressões pessoais de espaços e tempos que existem não só na minha memória, mas que na realidade se conformam como verdadeiro arquivo historiográfico de lugares e tempos delimitados.
Essas memórias podem, também, serem entendidas como um álbum de família onde fatos, fotos e relatos se entrelaçam recriando nossa história familiar. Procurar fotos, conversar com meus pais e irmão, me fez criar o álbum da família daqueles momentos vividos na infância, construído agora, da idade adulta para trás.



1 – Heródoto foi um importante historiador da antiguidade. Conhecido como “pai da história”, nasceu na cidade de Helicarmasso, atual Bodrum, na Turquia por volta do ano de 485 a.C. e morreu em 430 a.C.

[2] Heródoto Barbeiro, paulistano, é mestre em História pela USP e também formado em Direito e Jornalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário