quarta-feira, 9 de março de 2011

CINZAS - a quarta pós carnaval

CARNAVAL

Falar sobre carnaval, sua significação enquanto festa (religiosa), as diferentes manifestações que acontecem no Brasil e no mundo afora, levaria um tempo enorme e gastaria um espaço que neste tipo de mídia não é possível. Me proponho, correndo risco de ser simplista, a falar sobre o tema.

Segundo Mello Moraes Filho, o Carnaval liga-se às Saturninas realizadas em Roma de 17 a 19 de dezembro. No dicionário de frei Domingos Vieira, Adolfo Coelho escreveu que Carnaval vem do italiano carno, e vale. O dialeto milanês tem carnelevale, do baixo latim carnelevamen; de caro, carne, e levamen, ação de tirar - assim temos: tempo em que se tira o uso da carne, pois o carnaval é a noite antes da Quarta-feira de Cinzas.

No Rio de Janeiro, o carnaval começou após a proibição do jogo do entrudo por volta do ano de 1854 quando a população se voltou aos bailes públicos.

O entrudo, como toda manifestação cultural, diferencia-se de lugar para lugar e é difícil precisar sua origem, porém sabemos que, no Brasil, é um costume herdado de Portugal que antecede os três dias imediatos à Quaresma.
No entrudo - divertimento brutal da população pelas ruas - água, farinha, fuligem, goma, ensopavam as pessoas numa verdadeira guerra. Foi aos poucos ficando menos brutal onde as laranjinhas -de-cheiro e borrachas com águas perfumadas substituíram a guerra de farinha.

O primeiro baile mascarado no Rio de Janeiro foi em 23 de fevereiro de 1846. aos poucos, pequenos grupos de mascarados foram dançando pelas ruas e em 1854 alguns carros apareceram e pelas janelas as pessoas atiravam-lhes flores.

Bailes de máscaras, passeatas de carros, músicas nas ruas e coretos, fantasias, janelas decoradas... assim foi surgindo o carnaval, de rua e de salões onde o povo se manifestava para brincar e fazer rir aproveitando para produzir críticas sociais.

Com letras de músicas, com fantasias, as pessoas vão demosntrando sua felicidade ou insatifação...até a Quarta-feira de cinzas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário