segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

É tempo de organizar...

Num janeiro chuvoso como este, o melhor a fazer é organizar!

Organizar a casa, organizar o trabalho, organizar o futuro! A preparação para as aulas está embutida nestas organizações de início de ano (letivo, se quiserem). A busca por materiais escolares de preço razoável - na moda? - com estampas coloridas ou de personagens que gostamos, as filas nas lojas mais "em conta", o calor e as enchentes, ...tudo isso faz parte do começo de ano.
Pensamos nos preços, na matrícula escolar, no transporte dos filhos para a escola, no período que frequentarão, mas quantas vezes pensamos no currículo do professor e da escola em que nossos filhos ficarão por anos e anos? Quantas vezes pensamos no salário deste mesmo professor, que, depois de muitos anos de formação continua se atualizando numa busca constante de melhor atender-nos?
A educação no Brasil está (infelizmente) cada vez menos valorizada por todos os que dela aproveitam ou aproveitaram. Filhos e pais se sentem com competência de criticar e externar suas considerações a respeito dos professores com a facilidade de estudiosos do assunto. A escola, por sua vez, nem sempre apoia seus professores dando-lhes "carta branca" para atuarem no campo profissional em que foram formados.
Assim, ano a ano vamos passando pelos mesmos roteiros!


  • escolas abertas,
  • professores aflitos,
  • diretores ansiosos,
  • pais angustiados,
  • alunos desmotivados...
Vamos mudar esse panorama! Vamos dar voz a quem sabe o que está fazendo, vamos permitir aos professores que façam seu trabalho com competência e sabedoria, vamos apoiar a proposta da escola, vamos ajudar não atrapalhando - cada profissional com suas responsabilidades, deveres, obrigações e direitos - e que tenhamos um ótimo ano educacional.

Que neste ano de 2011, sejamos mais educados!




Um comentário:

  1. Leila, incrível esse texto. Adorei. Vou roubá-lo, quero dizer, copiar pra poder passar pra frente. Mais pessoas devem lê-lo. Você está de parabéns, como sempre.

    ResponderExcluir