quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Vale Histórico

O Vale do Paraíba tem vários roteiros a serem visitados e conhecidos, um deles é o Vale Histórico onde se encontra Bananal e o Parque Nacional da Serra da Bocaina. Esse roteiro também é chamado de Caminhos da Corte pois, por aquelas bandas, se hospedou o Principe Regente D. Pedro I - consta que teria almoçado na Fazenda Pau- D'alho. Também a Princesa Isabel teve terras onde hoje é o Parque Nacional da Serra da Bocaina. Lembranças dessas passagens são alguns objetos conservados nas Casas de Cultura e Museus de lá e um casarão de madeira no Parque. Vale a pena conferir!


Fazenda Pau-D'alho, em São José do Barreiro.

Pau-D'alho (Gallesia integrifolia ou Gallesia gorazema) é uma árvore que possui casca rugosa, flores e madeira em tom esverdeado, tem esse nome por causa de seu cheiro de alho. Também é conhecida por guararema, ibirarema e ubaeté.

guara=madeira rema= mau cheiro

ibirá=ybirá= árvore, tronco, madeira, pau. (imbira=ymbira - fibra que se faz corda)

uba é corruptela de yba = árvore, madeira.

Novamente temos a contribuição indígena para nossa cultura!!!

OBRIGADA!





Um comentário:

  1. Leila, oi! Tive sorte em entrar aqui hoje, que coisa linda esse casarão de madeira, que vontade me deu de conhecer os encantos do Vale Histórico. Guardarei com carinho a sua dica – vai que surge uma oportunidade. [sorrio]. Abraço!

    Sobre comida que deprime, fibromialgia que ataca, mulher que estressa... leia o http://jefhcardoso.blogspot.com e tire suas próprias conclusões. Boa semana! Abraços!

    “Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jefhcardoso)

    ResponderExcluir