quarta-feira, 13 de outubro de 2010

PARAYBA - o rio e o vale

Mais um pouco sobre as influências e/ou ganhos nacionais vindos da cultura indígena.

A palavra paraíba também grafada parahiba e parayba, segundo J. M. Almeida é uma modificação de poró-ayba que por contração deu poraiba e significa "excessivamente escabroso". Também encontrado como para'iwa - rio imprestável.

O rio Paraíba do Sul, que dá nome ao Vale do Paraíba, tem muitos bancos de areia, cachoeiras e saltos que tornam impraticável sua navegação regular.

As palavras que têm origem nas línguas indígenas possuem vários significados que são dados por diferentes interpretações, assim paraíba também admite o significado de "peixe ruim" - pirá-aíba e "braço de mar" - pa'ra'i'ba em referência ao formato de braço e tamanho que o rio tem ao encontrar o mar interpretado por alguns como "mar pequeno".

É também nome da árvore Simaruba versicolor ( paraí - cores diversas + iba -madeira assim como de indígenas extintos que habitavam a margem esquerda do rio Paraíba.

Portanto, entender os significados das palavras nos leva a conhecer melhor o espaço geográfico em que estão inseridos rios, montanhas, vales, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário