terça-feira, 5 de outubro de 2010

Indígenas brasileiros e as eleições de 2010

Da época pré-colombiana aos dias de hoje um salto mais que olímpico!

Gostaria de registrar um fato acontecido nestas eleições do domingo, 03 de outubro de 2010. Esperava-se cerca de 200 mil indígenas nas urnas, segundo a Funai, porém em Manaus mais de 300 indígenas de diversas etnias foram impedidos de votar por não terem documento com foto, apesar de possuírem título de eleitor!

A carteria de identidade expedida pela Funai não possui foto? Será que ter o título de eleitor (documento oficial barasileiro) não é suficiente para o exercício da cidadania? Somos todos cidadãos brasileiros - indígenas ou não - e com direito a votar.

Neste ano, as questões indígenas ficaram distantes das plataformas políticas. Algumas comunidades solicitaram por meio das redes sociais da internet as propostas para os indígenas, mas não obtiveram retorno.

Praticamente 25% da Amazônia são de territórios indígenas. No território brasileiro existem atualmente 218 povos indígenas registrados.

Um comentário:

  1. post atual e de interesse brasileiro. Muito bem colocado! É uma vergonha a posição que colocamos nossos índios hoje em dia, em que nem "brasileiros" são considerados.

    ResponderExcluir