segunda-feira, 11 de outubro de 2010

12 de outubro - peregrinação católica à Aparecida do Norte, SP

Foi no dia 12 de outubro de 1717 que uma pequena e mutilada imagem foi pescada do rio Paraíba do Sul....tudo começou quando o Conde de Assumar, Dom Pedro Miguel de Almeida Portugal e Vasconcelos, governador de São Pulo e Minas Gerais passava por Guaratinguetá rumo à Vila Rica.

Pescadores foram encarregados de conseguirem os peixes para a refeição do Conde e comitiva, mas o rio não queria colaborar...nada de peixes!!!!! Mas, João Alves, Domingos Garcia e Filipe Pedroso, três dos pescadores que estavam no rio, não desistiram. e em frente ao porto de Itaguaçú João Alves pescou uma imagem pequena - 38cm - escura e sem cabeça. Jogaram, então a tarrafa e foi quando a cabeça foi encontrada.

Dalí pra frente o pescado surgiu abundante!!!!!

Filipe ficou com a imagem e seu filho Atanásio construíu para ela um oratório e as devoções começaram a aparecer. Em 1745 surgiu a Capela, no ano de 1852 construída a Igreja e em 1909 passa a ser Basílica.

Em 1928, o Papa Pio XI batizou Nossa Senhora Conceição de Aparecida como rainha e padroeira do Brasil. Mas somente em 1954 que a santa passou a ser homenageada, especificamente no dia 12 de outubro, dedicado a ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário